quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DESFILE CÍVICO

A tropa vai participar do DESFILE CÍVICO MILITAR em homenagem à Independência do Brasil no próximo domingo, dia 2 de setembro. A concentração será às 8 horas da manhã, na Rua da Cidadania do Pinheirinho - anexo ao Terminal do Pinheirinho. Para que o traje escoteiro esteja impecável para o desfile, estão todos liberados para não usá-lo na atividade de sede que teremos, normalmente, neste sábado.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

REUNIÃO DE PAIS


Escoteiros, avisem seus pais/ responsáveis que
NESTE SÁBADO, dia 25 de agosto,
tem reunião de pais as 15h na Associação das Abelhinhas:
R. Dr. Júlio César R. de Souza, 1332, na esquina com R. Prof. João Soares Barcelos, no Hauer.
Será breve: é para discutir um assunto do interesse de vocês, 
e por isto é muito importante a participação de todos, OK?

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

BIVAQUE COM OS PAIS

no próximo domingo vamos realizar nosso BIVAQUE COM OS PAIS, com o tema: "Voltando a ser Criança"!

QUANDO: dia 19 de agosto - concentração no GEP as 7h30, saída às 8h

ONDE: Associação da Britanite (BR116, em Quatro Barras)

TRANSPORTE: carro dos pais

TAXA: R$ 12,00 por pessoa (para pagar o aluguel do local, os materiais e o almoço - q é pão com linguiça e salada, suco e frutas de sobremesa)
A taxa tem que ser paga para a chefe Ana até sábado, dia 18.

QUEM PODE IR? toda a sua família! =)

O QUE LEVAR: vá de roupas confortáveis para brincar, leve repelente, filtro solar, boné, copo plástico e UM PRATO DE DOCE OU SALGADO para a nosso café da manhã comunitário!



domingo, 12 de agosto de 2012

TEATRO


Sábado que vem (dia 18 de agosto), nossa atividade será externa: vamos nos encontrar na pracinha da Rua da Cidadania do Boqueirão (Terminal do Carmo) às 15 horas, e dali vamos nos dirigir a pé para o Anfiteatro Lala Schneider, no SEST/SENAT (Rua Salvador Ferrante, n°1440), para assistirmos a peça da 1a Mostra de Alunos do Curso de Teatro Lala Schneider.



A atividade termina às 17h15, e os pais devem ir buscá-los 
no TEATRO, e não na pracinha, OK? 

POR FAVOR, não esqueçam de levar:
  1. a autorização assinada  (eu, _nome do responsável__, autorizo meu filho(a) __nome do(a) escoteiro(a)_ a participar da atividade da Tropa Escoteira Mista do Grupo Escoteiro Pindorama, assistindo a uma peça de Teatro no dia 18/8, das 15h às 17h15, no auditório do SEST/SENAT, no Boqueirão), ou um responsável para assinar uma autorização quando vocês chegarem na pracinha - QUEM NÃO TIVER AUTORIZAÇÃO NÃO VAI PODER PARTICIPAR DA ATIVIDADE.
  2. O dinheiro para pagar a taxa do Bivaque dos Pais, que será no domingo DIA 19/8: R$ 12 por pessoa.

domingo, 5 de agosto de 2012

Conselho de Patrulha


É uma reunião da patrulha presidida pelo monitor. É uma importante ferramenta para promover a união e integração da patrulha, onde todos tem vez para falar e onde as opiniões tem valores iguais. Não precisa necessariamente ser na sede, pode ser feito cada vez na casa de um escoteiro, e até é recomendado que seja assim, para que os pais conheçam os escoteiros. Pode ser também feita num parque ou praça, ou outro lugar que agrade a patrulha. A reunião deve ser interessante e divertida, mas não pode se limitar a lanche e diversão: é necessário que se faça atividades que contribuam para a progressão dos escoteiros. Qualquer que seja o local, o importante é lembrar que essa é uma reunião de ESCOTEIROS, portanto atenção à Promessa e à Lei.  Sugestão de assuntos para as reuniões de conselho de patrulha: confecção de uma caixa de patrulha, decoração do canto, pesquisa para especialidades, ensinamento de nós, remodelação do bastão ou bandeirola,  cozinha, realização de boas ações, compra de materiais para a patrulha, etc.É interessante ter no máximo 3 assuntos para tratar em cada reunião. E o secretário fica responsável por anotar tudo o que foi feito e decidido no conselho de patrulha no Livro da Patrulha. 

O espírito da patrulha


Cada elemento deve ter orgulho de fazer parte de sua patrulha! As patrulhas devem manter suas tradições, símbolos, cores, gritos, além de cuidar da decoração e limpeza do seu canto de patrulha. Podem ter linguagem secreta, lema, álbum de fotos, etc. As histórias mais importantes, assim como tudo o que diz respeito a patrulha deve ser registradas num livro próprio para que todos seus elementos as conheçam.
O canto da patrulha pode ser decorado com mural, objetos, fotos, desenhos, etc. que tenham relação com a patrulha. Esse canto pode receber uma placa e um nome, como por exemplo: "toca da URSO"
Exemplos de decoração de cantos de Patrulha:






 

Funções dentro da Patrulha NO CAMPO:


Monitor   igual na sede, mas no campo se acrescenta as seguintes responsabilidades: distribui r as funções para os elementos e auxiliar o elemento quando este não sabe fazer determinadas coisas;
Submonitor- Auxilia em tudo o que o monitor precisar;
Almoxarife - mesma responsabilidade que tem na Sede;
Intendente - encarregado de comprar a comida e de guardar os gêneros alimentícios durante o acampamento;
Cozinheiro - encarregado de preparar as refeições;
Auxiliar de Cozinha - encarregado de ajudar no preparo das refeições e responsável pela lavagem do material (coletivo) de cozinha;
Sanitarista - encarregado da limpeza do campo, fossas, latrinas e pelo lixo;
Aguadeiro - encarregado de fornecer água para a cozinha;
Enfermeiro - responsável pela caixa de primeiros socorros;

Funções dentro da Patrulha NA SEDE:


Monitor - o Monitor é um jovem que está desenvolvendo sua capacidade de liderança. Como tal, é responsável pela administração, disciplina, treinamento e atividades de sua Patrulha. Preside o Conselho de Patrulha, organiza a programação das reuniões da Patrulha, transmite aos seus companheiros os conhecimentos, as habilidades e as técnicas escoteiras e auxilia a chefia da Tropa na avaliação do desenvolvimento de cada um deles. Cabe-lhe, ainda, cuidar da disciplina e da boa apresentação da sua Patrulha, além de designar os encargos de cada um na administração da Patrulha ou em suas atividades. Elevar o ânimo da patrulha nas adversidades. Representa sua patrulha na Corte de Honra, levando suas as aspirações, preocupações e necessidades. Dirigir a patrulha nos jogos. Manter a união, solidariedade e disciplina da patrulha. Não é necessariamente o mais velho, o com mais tempo de escotismo ou com mais habilidades, mas sim aquele que consegue fazer a patrulha funcionar unida e promover o desenvolvimento de seus elementos.
Submonitor - Escoteiro escolhido pelo monitor para ser seu assistente e substituto quando ele não está presente. É essencial que monitor e sub-monitor mantenham-se em contato permanente, para que haja perfeita sintonia e colaboração. É responsável pela verificação dos uniformes e dos distintivos na patrulha. Auxilia na manutenção da disciplina da patrulha. Em geral é o próximo monitor, pois está treinando para isto.
Almoxarife - encarregado da conservação do material da Patrulha;
Secretário - encarregado da escrituração e dos arquivos; responsável pelo Caderno da Patrulha.
Tesoureiro - encarregado da arrecadação de fundos para a Patrulha e pelas compras;
Administrador - encarregado da organização e da manutenção do Canto de Patrulha;
Bibliotecário responsável por cuidar dos livros, manuais e outras publicações que a patrulha tenha;
Recreacionista - encarregado de jogos e canções

No 

Antes de fazer a promessa:

a) Conhecer a estrutura da tropa escoteira. 
b) Conhecer os membros da minha patrulha e os seus encargos.
c) Entender e usar o Lema do Escoteiro, o Sinal, a Saudação e o Aperto de Mão. 
d) Reconhecer os sinais manuais e apitos de comandos.
e) Saber de cor o grito de sua patrulha e conhecer o seu significado.
f) Conhecer o traje escoteiro e o significado dos seus distintivos.
g) Conhecer o sistema de progressão escoteiro.
h) Saber como hastear e arriar a Bandeira Nacional.
i) Conhecer os aspectos mais importantes da história do Escotismo e do seu Fundador. 
j) Conhecer a  Promessa e a Lei Escoteira.